Teoria da Atração Discreta – Relato nº1


>Situação
Rodízio de pizza com amigos.

>Ambiente
Restaurante familiar, que serve rodízio de pizzas, com cerca de 23 opções no cardápio. A maioria das mesas agrupa mais de 4 pessoas, em geral os freqüentadores são grupos de amigos. Todos os garçons são mulheres, entre 22-34 anos aproximadamente, com uniforme nas cores do logotipo da empresa, vestindo um avental longo. As pizzas costumam ser oferecidas em intervalos que vão aumentando conforme o grupo passa cada vez mais tempo à mesa. Quando a maioria das pessoas na mesa rejeita a maioria das diferentes, por regra da casa, as garçonetes perguntam se os clientes desejam comer alguma pizza em especial. Na maioria das vezes os pedidos são atendidos num intervalo de 4-18min. Só param de servir quando todos se manifestam satisfeitos.

>Raio X da ocasião
Havia uma grande mesa com cerca de 10 lugares, dos quais apenas 2 estavam vagos, com amigos meus. Cheguei ligeiramente mais tarde que os outros, com mais dois amigos e três amigas. Naturalmente, meus amigos foram à frente e juntaram-se ao grupo. Não havendo mais lugares com os outros, e dada a impossibilidade logística de acrescer-se mais uma mesa, sentamos numa mesa á parte eu e as três jovens. Visto que viemos todos de outro compromisso, estávamos vestidos com roupas formais, terno, gravata, saias e vestidos (em seus respectivos corpos, claro!).
Estávamos todos à vontade, comendo, rindo conversando, mas por motivos óbvios, pouco interagindo com o grupo maior. Após um bom tempo, as meninas comigo estavam relativamente satisfeitas com a refeição e comiam apenas as pizzas doces. Então, como era de se esperar, a garçonete perguntou pela primeira vez se queríamos um sabor específico de pizza. A tal pergunta uma das moças comigo se manifestou: “Eu quero pizza de capuchino”, e eu me manifestei dizendo simplesmente “Quatro queijos, por favor”. Em menos de 3 minutos pousava em meu prato uma fatia de pizza de quatro queijos. A garçonete explicou à minha amiga que a pizza solicitada não estava disponível no momento, mas que em breve a traria.
Muito bem, a cena se repetiu, comigo pedindo pizza de alho, portuguesa, morango, pimenta e até mesmo de cogumelo japonês (funghi). Por vezes tínhamos a impressão de que a garçonete (era sempre a mesma que fazia a pergunta, as outras simplesmente ofereciam o que tinham em mãos) saía imediatamente de nossa mesa em direção à cozinha e a pizza na bandeja que ela carregava simplesmente se metamorfoseava na pizza que eu havia solicitado, então ela dava meia volta e me trazia a tal. Macacos me mordam se eu estiver exagerando, mas eu pedi umas 5 pizzas e fui prontamente atendido em todas as vezes. Pode parecer sacanagem, mas a mesma menina sempre repetia cada vez mais indignada: “Pizza de capuchino, por favor. Faz tempo que estou esperando!”
Já discutíamos o assunto na mesa desde a segunda vez em que o pedido da pizza de capuchino não foi atendido, e rimos muito com isso. Relatos muito semelhantes foram compartilhados com os outros na mesa. Até que nos veio a idéia de realizar o teste final. Ao ouvir novamente a bendita pergunta “Vocês desejam comer alguma pizza em especial?” eu, já satisfeito, respondi calmamente olhando a garçonete nos olhos: “Por favor, eu gostaria de experimentar a pizza de capuchino.” Lembra do que eu disse sobre a pizza que se metamorfoseava? Foi o que aconteceu, em menos de 2min eu tinha um pedaço de pizza de capuchino no meu já exausto prato!

>Conclusão
Não, jamais poderia eu descartar a possibilidade de a pizza estar pronta há algum tempo esperando apenas que fosse entregue à nossa mesa pela mesma garçonete, e por conseqüência meu pedido foi atendido tão prontamente. Também é perfeitamente plausível e aceitável que não tivesse nenhuma pizza de capuchino ‘montada’ quando minha amiga pediu uma pela primeira vez, e por isso demorou tanto tempo para que pudessem servi-la.

Mas guardem esse história na memória, vou em breve postar outras semelhantes que vão corroborar uma tese que finalizará essa série de artigos.

Um comentário:

Pode falar, a gente aguenta!